domingo, 16 de março de 2008

Qual é o desígnio de Deus para o Ser Humano?

1. Qual é o desígnio de Deus para o Homem?

Deus, infinitamente perfeito e bem-aventurado em si mesmo, por um desígnio da pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo participar da sua vida bem-aventurada. Na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou o seu Filho como redentor e salvador dos homens caído e pecado, convocando-os para a sua Igreja e tornando-os filhos adotivos por obra do Espírito Santo e herdeiros de sua eterna bem-aventurança.
(nn. 1 – 25)

Não existe nada de mais consolador e maravilhoso que ter a certeza de que Deus, Pai e criador de todas as coisas, tem um único desígnio sobre o ser humano, obra prima de seu amor: tornar-nos participantes de sua mesma vida divina. Ele não guarda para si os seus dons e tesouro, mas os participa conosco para que nós sejamos felizes. A verdadeira felicidade não está em viver sozinho o que somos e temos, mas partilhá-los com os demais. O ser humano desperdiçou os dons de Deus pelo pecado, mas Deus não desanimou e renovou com ele sua aliança de amor.
Na “plenitude do tempo”, isso significa, quando o ser humano era capaz de acolher Jesus, Deus envia o seu único Filho que se fez carne para salvar-nos, resgatar-nos do pedado e retornar a nossa vida à graça e ao amor. Deus não pode abandonar-nos porque ele nos ama.
Em Cristo nós somos herdeiros das promessas e da vida eterna. O projeto de Deus sobre nós não é de cobrança, de castigo, de medo, mas sim de amor e de doação sem limites.
Essa verdade de amor de Deus para conosco é a base de todos os nossos relacionamentos com o mesmo Deus e com os outros. Deus não tem sobre nós outro projeto que a nossa felicidade.

Leia na sua Bíblia: Gn 1 – 3; 4,1-16; Gl 4,1-7.

Nenhum comentário: